Gotas de Sabedoria - Corpo em Forma Academia

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Dicas


Liberdade


O conceito de liberdade para o ser humano é bastante peculiar, visto que cada um imagina para si uma situação diferente quando se menciona esta palavra. Muitas pessoas consideram que ser livre é, por exemplo, ficar milionário e poder escapar para sempre da escravidão do trabalho.

Outros sonham com a possibilidade de sair de um relacionamento sufocante, onde pouco espaço lhes sobra para expressar sua verdadeira natureza. Alguns desejariam ser livres do controle dos pais e levar uma vida sem qualquer forma de limites. Para os prisioneiros, livrar-se do encarceramento é a única expressão da palavra liberdade verdadeiramente real.


Entretanto, o mais profundo conceito de liberdade é aquele que diz respeito à liberdade de ser. Para se tornar verdadeiramente livre, o ser humano precisa cortar as amarras, todas elas simbólicas, que o aprisionam e impedem de viver em plenitude.

Crenças, ideologias, medos e emoções reprimidas são tão ou mais aprisionadoras que as grades de uma cela. Enquanto não adquirimos esta consciência, vivenciamos um estado de ansiedade e desespero que se parece em muito com uma prisão, onde somos nossos próprios carcereiros.

Libertar nosso eu dessa condição de sofrimento exige uma única atitude, a observação atenta de nosso mundo interior, dos pensamentos que predominam em nossa mente e das emoções dolorosas que carregamos como um fardo ao longo da vida.

Para vivenciar o seu coeficiente máximo de liberdade, procure, a cada dia, agir em sintonia com os anseios de seu coração. Sempre que você vivenciar uma situação em que se sinta plenamente vivo, vibrante e cheio de alegria, com um entusiasmo que parece não caber dentro de si, pode estar certo de que está experimentando o verdadeiro sabor da liberdade. Deixe que esta energia transborde de você para o mundo, expresse-a em sua plenitude e você não somente será feliz, como espalhará esta luz ao seu redor.

... Nós devemos aprender a transformar nossas energias de modo que elas não sejam reprimidas, de modo que elas sejam expressas em forma de amor, de riso, de alegria.

... Esqueça todas as suas crenças, comece a meditar em busca de encontrar quem você é exatamente, porque encontrando a si mesmo, você terá encontrado a própria essência da existência. Ela é imortal e eterna, e são inexprimíveis a felicidade e a bênção daqueles que a encontraram.

... Nós precisamos de mais pessoas alegres ao redor da terra para impedir a terceira guerra mundial... Você pode não ser capaz de descobrir imediatamente que conexão pode existir entre armas nucleares e pessoas risonhas - mas ela existe. Essas armas nucleares e essas máquinas de guerra destrutivas não conseguem funcionar sozinhas. Elas estão sendo manuseadas por seres humanos, por trás delas existem mãos humanas.

Uma mão que conhece a beleza de uma rosa não pode soltar uma bomba em Hiroshima. Uma mão que conhece a beleza do amor não é a mão que aperta um gatilho carregado de morte. Basta um pouco de contemplação e você compreenderá o que estou dizendo. Eu estou dizendo, espalhe o riso, espalhe o amor, espalhe valores de uma vida afirmativa, faça crescer mais flores ao redor da terra. ...Se nós pudermos fazer a humanidade mais feliz, não haverá qualquer terceira guerra mundial...”




Seja Feliz e Pronto
Arnaldo Jabor



A idiotice é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre.
A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins.
No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você.
Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.
Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça? Ha ha ha ha ha ha ha ha!
Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana?
É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar?
Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas... A realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim. Brincar é legal. Entendeu?
Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva.
Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.
Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável. Teste a teoria.
Uma semaninha, para começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras.
Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...
Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!
Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus, confie e espere só NELE e pra relaxar que tal um cafezinho gostoso agora?
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios". "Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche".

Seja você mesmo sempre e VIVA A VIDA!!!!





A HUMILDADE E O EQUILÍBRIO
Artur da Távola



A verdadeira humildade é o equilíbrio. Haverá alguém capaz de concordar comigo nessa constatação? A humildade como habitualmente concebida, representa o pólo oposto da soberba. E o que é pólo oposto pertence ao mesmo eixo.
Como pode o pólo oposto de um eixo deixar de contaminar-se com o sistema ao qual pertence? Mesmo quando algo se opõe, por isso mesmo, faz parte do sistema dentro do qual de alguma forma é oposição. A humildade como anulação do ego sempre pretende o reconhecimento ou o mérito.           Destarte, "humildade" entendida como ausência de vontade, humildade não é.
Ela é "nobre" por contrariar a soberba e assim se afirma, mas tudo o que se afirma e se destaca, por ser elevado, nobre, etc. de algum modo exalta-se, logo não é humildade plena.
Já o equilíbrio, este não visa o reconhecimento nem o aplauso oriundo da humildade entendida no sentido acima: o de oposto da soberba pela ablação da vontade. Nem, por outro lado, adota as táticas vitoriosas provenientes da sensação de onipotência, superioridade, arrogância ou soberba.
O equilíbrio não busca os louros nem os aplausos de qualquer dos dois pólos dessa complexa relação: ele aceita as energias necessárias à vitória e quando a obtém não comemora nem se sente superior pelo fato e - ao mesmo tempo - o equilíbrio sabe incorporar os elementos de modéstia inerentes à humildade. Em síntese: não se vangloria nem se anula. Vive a necessidade de compreender suas limitações, falhas e pequenezas em silêncio e introspecção sem alardear.
O verdadeiro equilíbrio passa despercebido. Nem recebe os louros soberbos da vitória nem o aplauso e reconhecimento do mérito que vem quando há a humildade, no sentido tradicional de anulação do "ego". O equilíbrio é silencioso, não é comemorado e (aqui a humildade verdadeira): não é compreendido.
Seu labor de buscar os aspectos positivos da energia necessária ao êxito e as virtudes de contenção indispensáveis à humildade, leva-o a ser um agente integrador dos dois pólos, desagradando, até, a ambos mas propiciando a fusão salvadora. É atitude bem mais complexa e profunda. Quem a compreenderá ?



Reflexões para novos tempos
SAWABONA - Sobre estar sozinho



Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o inicio deste milênio. As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor.
O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto, e não mais uma relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.
A idéia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade, que nasceu com o romantismo está fadada a desaparecer neste início de século. O amor romântico parte da premissa de que somos uma fração e precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos.
Muitas vezes ocorre até um processo de despersonalização que, historicamente, tem atingido mais a mulher. Ela abandona suas características, para se amalgamar ao projeto masculino.
A teoria da ligação entre opostos também vem dessa raiz: o outro tem de saber fazer o que eu não sei.
Se sou manso, ele deve ser agressivo, e assim por diante. Uma idéia prática de sobrevivência, e pouco romântica, por sinal.
A palavra de ordem deste século é parceria. Estamos trocando o amor de necessidade, pelo amor de desejo. Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso, o que é muito diferente.
Com o avanço tecnológico, que exige mais tempo individual, as pessoas estão perdendo o pavor de ficar sozinhas, e aprendendo a conviver melhor consigo mesmas. Elas estão começando a perceber que se sentem fração, mas são inteiras.
O outro, com o qual se estabelece um elo, também se sente uma fração. Não é príncipe ou salvador de coisa nenhuma. É apenas um companheiro de viagem.
O homem é um animal que vai mudando o mundo, e depois tem de ir se reciclando, para se adaptar ao mundo que fabricou.
Estamos entrando na era da individualidade, o que não tem nada a ver com egoísmo. O egoísta não tem energia própria; ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral.
A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado. Visa à aproximação de dois inteiros, e não a união de duas metades.
E ela só é possível para aqueles que conseguirem trabalhar sua individualidade. Quanto mais o indivíduo for competente para viver sozinho, mais preparado estará para uma boa relação afetiva.
A solidão é boa, ficar sozinho não é vergonhoso. Ao contrário, dá dignidade à pessoa.
As boas relações afetivas são ótimas, são muito parecidas com o ficar sozinho, ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem.
Relações de dominação e de concessões exageradas são coisas do século passado. Cada cérebro é único. Nosso modo de pensar e agir não serve de referência para avaliar ninguém.
Muitas vezes, pensamos que o outro é nossa alma gêmea e, na verdade, o que fizemos foi inventá-lo ao nosso gosto.
Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal.
Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo, e não a partir do outro.
Ao perceber isso, ele se torna menos crítico e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um.
O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado.
Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo...

PS: Caso tenha ficado curioso em saber o significado de SAWABONA, é um cumprimento usado no sul da África e quer dizer "EU TE RESPEITO, EU

TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM".
Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é "ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ"



- Provérbio Chinês-


Não digas tudo o que sabes
Não faças tudo o que podes
Não acredites em tudo o que ouves
Não gastes tudo o que tens
Porque
Quem diz tudo o que sabe
Quem faz tudo o que pode
Quem acredita em tudo o que ouve
Quem gasta tudo o que tem Muitas vezes
Diz o que não convém Faz o que não deve
Julga o que não vê Gasta o que não pode
A FELICIDADE É UMA VIAGEM!
(Alfred Henfil)

Por muito tempo eu pensei que a minha
vida fosse se tornar uma vida de verdade.
Mas sempre havia um obstáculo no caminho,
algo a ser ultrapassado antes de começar a viver,
um trabalho não terminado, uma conta a ser paga.
Aí sim, a vida de verdade começaria.
Por fim, cheguei a conclusão de que esses
obstáculos eram a minha vida de verdade.
Essa perspectiva tem me ajudado a ver
que não existe um caminho para a felicidade.
A felicidade é o caminho!
Assim, aproveite todos os momentos que você tem.
E aproveite-os mais se você tem alguém especial para compartilhar,
especial o suficiente para passar seu tempo;
e lembre-se que o tempo não espera ninguém.
Portanto, pare de esperar
até que você termine a faculdade;
até que você volte para a faculdade;
até que você perca 5 quilos;
até que você ganhe 5 quilos;
até que você tenha tido filhos;
até que seus filhos tenham saído de casa;
até que você se case; até que você se divorcie;
até sexta à noite; até segunda de manhã;
até que você tenha comprado um carro ou uma casa nova;
até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos;
até o próximo verão, outono, inverno;
até que você esteja aposentado;
até que a sua música toque;
até que você tenha terminado seu drink;
até que você esteja sóbrio de novo;
até que você morra...


E decida que não há hora melhor
para ser feliz do que AGORA MESMO...

Lembre-se:





- Frases para Reflexão


Quando você elimina o impossível, o que sobra por mais incrível que pareça só pode ser a verdade.
Arthur Conan Doyle

Nossos fracassos são, às vezes, mais frutíferos que os êxitos.
Henry Ford

O homem nunca encontrou uma definição para a palavra liberdade.
Abraham Lincoln

O tirano morre e seu reinado termina. O mártir morre e seu reinado começa.
Sören Kierkegaard

- Sabedoria Máxima-

 Todo poder mágico está no ponto do equilíbrio Universal. A sabedoria equilibrante está nestas quatro máximas:
Saber a verdade, Querer o bem, Amar o belo e Fazer o que é Justo. Porque a verdade, o bem, o belo e o justo são inseparáveis, de tal forma que aquele que sabe a verdade não pode deixar de querer o bem, amá-lo porque é belo e fazê-lo porque é justo.


Alphonse-Louis Constant

- Desiderata-

No meio do barulho e da agitação,
Caminhe tranqüilo, Pensando na paz
que podes encontrar no silencio.
Sem te humilhar, procura viver em harmonia
Com as pessoas que te cercam.
Fala a tua verdade, clara e mansamente,
escuta a verdade dos outros,
pois eles também têm a sua história.
Evite as pessoas agitadas e agressivas:
Elas afligem o nosso espírito.
Não te compares aos demais,
olhando as pessoas como superiores ou inferiores a ti.
Isso te tornaria superficial e amargo.
Viva intensamente os teus ideais
E o que já conseguiste realizar.
Mantenha o interesse no teu trabalho.
Por mais humilde que seja:
Ele é o verdadeiro tesouro
na contínua mudança dos tempos.
Sê prudente nos negócios,
porque o mundo está cheio de espertos.
Mas não feches os olhos para o bem que sempre existe.
Há muita gente lutando por nobres causas.
Em toda parte, a vida está cheia de heroísmo.
Sê fiel a ti mesmo.
Antes de mais nada, não finjas afeição
e não transformes o amor em uma brincadeira.
Pois no meio de tanta indiferença e desencanto,
Ele é perene como a relva.
Aceita com carinho o conselho dos mais velhos
e sê compreensivo com os
Impulsos inovadores da juventude.
Cultiva a força do espírito
E estarás preparado para enfrentar
as surpresas da sorte adversa.
Não te desesperes com Perigos imaginários:
Muitos temores têm sua origem
no cansaço e na solidão.
Ao lado de uma sadia disciplina,
conserva, para contigo mesmo, uma imensa bondade.
Lembra-te: és filho do universo,
Irmão das estrelas e árvores,
Tens o direito de estar aqui
E mesmo se não vês o traço do caminho,
A terra e o universo Vão cumprindo o seu destino.
Procura, pois, estar em paz com Deus,
Seja qual for o nome que lhe dás.
No meio dos teus trabalhos e aspirações,
Na fatigante jornada pela vida,
Conserva, no mais profundo do teu ser
A harmonia e a paz.
Acima de toda a falsidade, sofrimento
e desengano, o mundo ainda é bonito.
Caminha com cuidado.
Faça tudo para serdes feliz.

Inscrição datada do ano de 1692. Foi encontrada numa sepultura, na velha igreja de S. Paulo de Baltimore


UMA VEZ PERGUNTARAM A CONFÚCIO:

"O que mais o surpreende na humanidade?"

E ele respondeu:

"Os homens que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.

Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.

Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido . . ."





Você é Insubstituível

Ao compreender você renasce de outra forma.
Caso contrário,
seu inimigo dormirá com você...
Se alguém lhe bloquear a porta,
não gaste energia com o confronto,
procure as janelas.
Lembre-se da sabedoria da água:
A água nunca discute com seus obstáculos
mas o contorna.
Quando alguém o ofender ou o frustrar,
"você" é a água e a pessoa que o feriu o obstáculo!!!
Contorne-o sem discutir.
Aprenda a amar sem esperar muito dos outros.
Proteja sua emoção.
Filtre as agressividades e as incompreensões
geradas pelos os que o rodeiam.
A emoção é a parte mais frágil da alma humana e,
paradoxalmente,é a que mais tem proteção.
Se você permitir, uma crítica o destrirá.
Mas, se você se proteger, um milhão de
ofensas não o afetarão.
Não faça de sua emoção uma lata de lixo social.
Não gravite em torno dos seus insucessos.
É impossível evitar algumas derrotas.
Quando for derrotado, saiba que não existe o fundo
do poço para a inteligência humana, há sempre uma
saída para aquele que enxerga.
Aprenda a caminhar pelas vielas do seu ser
para encontrá-la.
Nosso mundo está dentro da casca de uma noz.
Rompa-a e veja as oportunidades pulsando lá fora.
Areje sua emoção.
Talvez você esteja tão ocupado que nem ache tempo
para dialogar consigo mesmo.
É provável que você cuide de todo mundo, mas tenha
se esquecido de você mesmo.
Talvez seja bom para você fazer um
"stop introspectivo":
pare e repense seriamente o que você tem feito
com a sua vida.
Será que você não se auto-abandonou?
Você faz faxina em seu escritório, em sua bolsa,
em sua casa,
mas não faz uma faxina em tudo que
perturba a sua alma.
Você não desliga a sua mente, não gerencia
seus pensamentos.
O que significa isso?
Significa sofrer por antecipação, viver problemas
que ainda não
ocorreram e que talvez nem ocorram.
A vida, como a sua mente, está continuamente
agitada, você a complica ainda mais.
Se esse for seu caso, você está com a mais comum
e moderna síndrome psíquica:
a síndrome SPA, a síndrome do
pensamento acelerado.
Quando pesquisei essa síndrome, descobri
que nem sempre
ela representa uma doença psíquica,
mas um estilo doentio de vida.
Como está seu estilo de vida?
As características dessa síndrome são:
pensamento acelerado, fadiga excessiva, irritação,
déficit de concentração,
humor flutuante, etc...
Muitos cientistas não percebem,
mas o ritmo de construção do
pensamento do homem moderno
acelerou-se de um século para cá.
As causas?
O excesso de informações, estímulos, estresse,
preocupações sociais.
Como você não gerencia e não aquieta
seus pensamentos
seu cérebro começa a protegê-lo.
Como? Desligando-o.
Sua memória fica péssima.
E você e alguns médicos desinformados
começam a achar
que você está com alterações cerebrais.
Na realidade, nosso cérebro, tem mais juízo
que nós mesmos.
Ele fecha as janelas da memória para
pensarmos menos e gastarmos
menos energia.
Será que devido a síndrome do
pensamento acelerado,
você não envelheceu no único lugar em
que não é permitido
envelhecer, no território da emoção?
Será que você não se aprisionou no único
lugar em que deveria
ser livre, no palco de sua mente?
Se estiver se sentindo velho e aprisionado,
não desanime, pois
o destino não é um fato inevitável, mas uma
questão de escolha.
Opte por libertar-se do cárcere da emoção.
Quanto pior for a qualidade da educação,
mais relevante será
o papel da psiquiatria no terceiro milênio.
No mundo todo, a educação passa pelo caos.
O reflexo disso é grave:
nunca tivemos uma indústria do lazer tão
diversificada, tais como
a TV, o esporte, os parques de diversões, a internet,
mas o homem nunca foi tão triste e sujeito a
tantas doenças emocionais.
Entretanto jamais diga:
"O que estou fazendo nesse mundo maluco?
Não pedi para nascer!"
Não é verdade.
Você "optou" por nascer.
Você não foi fruto passivo do seu pai e da sua mãe.
Você "implorou" para nascer, lutou para nascer,
batalhou para ter o direito à vida.
A vida lhe pertence, você decidiu geneticamente por ela.
Agora precisa decidir intelectualmente por ela.
NUNCA DESISTA DA VIDA!!!





- Os Mandamentos do Progresso-


1 - Não criarás a prosperidade se não estimulares a poupança.

2 - Não fortalecerá os fracos se enfraqueceres os fortes.

3 - Não ajudará os assalariados se arruinares aquele que o paga.

4 - Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio de classes.

5 - Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos.

6 - Não poderá criar estabilidade permanente baseado em dinheiro emprestado.

7 - Não evitarás dificuldades se gastares mais do que ganha.

8 - Não fortalecerás a dignidade humana se subtraíres ao homem a iniciativa e a liberdade.

9 - Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.
Abraão Lincoln

- Os dez mandamentos da sensatez-


1 - Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

2 - Não ocupe o outro naquilo que você mesmo pode fazer.

3 - Não gaste dinheiro que ainda não ganhou.

4 - Jamais compre o que lhe é inútil, só para aproveitar a oportunidade.

5 - A vaidade e o orgulho custam mais que a fome, a sede, o frio.

6 - Nunca se arrependa de ter comido pouco.

7 - Não traz cansaço o que é feito de boa vontade.

8 - Quantas aflições nos trouxeram as desgraças que jamais aconteceram!

9 - Considere sempre o lado bom das coisas.

10 - Se está irritado, conte até dez para falar.




- Os doze Mandamentos contra o Stress-



I - Os desejos são ilimitados, o seu tempo não.
Defina metas, prioridades da sua vida. Faça periodicamente uma revisão de seus objetivos.

II - Você é responsável e senhor da própria qualidade de vida.
Defenda seus direitos. Aprenda a ser eficaz e a ter ritmo: trabalho/lazer, alimentação/jejum, ação/repouso, inspiração/expiração. A qualidade de vida é uma planta que necessita ser regada sempre.

III - Você é um só.
Você só tem um coração. Portanto, faça uma coisa de cada vez. Tenha atividades e relações relaxantes, que não tragam a necessidade contínua de competir ou correr atrás o tempo todo.

IV - Cuide do seu corpo.
Escolha alimentos saudáveis, evitando agressões do tipo fumo, droga, excesso de bebida e comida. Reduza a ingestão de café. Beba oito copos de água, no mínimo, por dia. Mantenha seus intestinos bem funcionantes.
Faça atividades físicas, no mínimo três vezes por semana, compatíveis com seu temperamento e condições físicas. Mantenha seu peso corporal em um nível satisfatório para você.
Ponha os pés descalços na terra por um mínimo de 20 minutos, em um lugar de muito verde, uma vez por semana, para descarregar. Faça um check-up anualmente. Tenha um médico de confiança.

V - Cuide de sua mente.
Seja seletivo com o que lê e vê. Reduza o hábito de assistir televisão. Exercite sua criatividade com música e artes em geral. Faça coisas que nunca fez, indo a lugares que nunca foi. Quebre rotinas e experimente o novo.

VI - Que a sua casa seja um lar.
Um lugar acolhedor que o receba ao final de um dia cansativo, oferecendo-lhe conforto, calor à sua alma, repouso e amorosidade. Que seja um ninho para refazer as suas forças. Cuidado: não gaste todas as suas energias para ter uma casa e todos os bens de consumo do mundo moderno. Pode não lhe sobrar nem um minuto para usufruí-la.
Tornar uma casa um lar é um aprendizado contra o stress.

VII - Descubra quem é você.
Qual é seu temperamento, quais são suas crenças? Seja coerente com elas. Defenda seu bem-estar. Cultive um respeito saudável por sua individualidade e privacidade.

VIII - Não seja onipotente.
Aprenda com os outros, procure ajuda necessária com amigos, médicos, terapeutas. Ouça e veja, para depois identificar quem são os aliados necessários e aqueles que deve evitar.
Não avalie pessoas e situações com preconceito. Às vezes, a resposta de uma situação difícil e estressante está numa atitude ou pensamento inédito.

IX - Conheça e respeite o outro.
Ouça com atenção, buscando compreender o que o outro quer dizer. Ao verbalizar, certifique-se de estar sendo claro e compreensivo com o outro. O outro não é melhor nem pior que você. Ele é diferente, o que torna necessário o esforço de entendimento de ambos os pontos de vista.
Aceitar e usufruir as diferenças é sabedoria.

X - Amor, intimidade e sexualidade.
Relações compulsivas, superficiais, narcisistas são como fast-food: costumam ser atraentes, mas não são nutritivas e podem custar muito caro a médio prazo. Cuide para desenvolver intimidade com pessoas com as quais sinta afinidade.
Cultive a espontaneidade, sinceridade, amizade, alegria e prazer nas trocas afetivas. Deixe o sentimento fluir: "O amor faz bem ao coração".

XI - Centre-se e equilíbre-se.
Todos os dias encontre em tempo para esvaziar-se e estar consigo mesmo (pelo menos um banho prolongado e tranqüilo). Use técnicas auxiliares como meditação, respiração e massagens para relaxamento.
Não seja escravo nem de si mesmo. Tenha férias! Contra o stress, o período mínimo de férias é de 21 dias consecutivos. Tenha férias compatíveis com suas condições físicas, psíquicas e financeiras. Lembre-se: programas com muitos estímulos são prazerosos para quem está vitalizado. Não leve em sua bagagem de férias seu chefe, sua firma, companhias desgastantes, seu computador e outras malas sem alça.

XII - Tenha fé.
Uma situação, qualquer que seja, nunca é apenas boa ou ruim. Haverá sempre custos e benefícios. Quanto mais luz, mais sombra. Nunca se esqueça de que tudo é temporário. é muito importante preservar-se para a próxima etapa.
Você é único, o que te faz valioso. Confie em você mesmo e na ajuda cósmica.








Relógio Biológico:.

Conheça seu corpo e desfrute dos melhores momentos!

CURIOSIDADES SÉRIAS
sobre as necessidades do nosso corpo
regidas pela seqüência das horas

DESPERTAR
das 7hs às 8hs

Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem.
À partir das 6h, o corpo produz um hormônio
que faz acordar, o cortisol.
Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a
concentração máxima.
Essa faixa de horário é ideal para acordar com
facilidade e com o pé direito.

ATENÇÃO:

Voltar a dormir é um erro; por volta das 9h o corpo
começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais)
que encorajam um sono pesado do qual será difícil
sair sem dor de cabeça ou mau-humor.




PRAZER
das 9hs às 10hs




A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina
(neuro-transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado.
Por outro lado, também é a hora
de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.



TRABALHO
das 10hs às 12hs




O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo
(que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na seqüência)
está mais ativa.
Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade
ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias
e encontrar inspiração.


DESCANSO
das 13hs às 14 hs




A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente à digestão, mas também a uma queda de adrenalina
que acelera o ritmo cardíaco.
Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.





MOVIMENTO
das 15hs às 16hs



A forma física encontra o seu apogeu no meio datarde, ao mesmo
tempo em que a capacidade intelectual diminui.
Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma
explicação para o fato.


RUSH
das 18hs às 19hs




A partir das 18h, o organismo fica particularmente
vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono.
Convém então limitar o consumo de cigarros
e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é
nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico, hora certa de mandar as
crianças fazerem a lição de casa, por exemplo.



RISCO de PILEQUE
das 20hs às 21hs




Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo
de antes do jantar.
É bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique
bêbado bem mais rápido.

Evite tomar bebidas alcoolicas!


SONO
à partir das 20hs...



A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é às 20h que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma alternativa.

REGENERAÇÃO
das 21hs a 1h



esta fase do sono é muito importante porquecoincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera
sejam armazenados no cérebro.





O Segredo do Casamento



Meus amigos separados não cansam de me perguntar como eu consegui ficar casado trinta anos com a mesma mulher.
As mulheres, sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo.
Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento tanto tempo.
Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário. Não sou um especialista no ramo, como todos sabem, mas, dito isso, minha resposta é mais ou menos a que segue.
Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar. Ninguém agüenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade. Eu, na realidade, já estou em meu terceiro casamento - a única diferença é que me casei três vezes com a mesma mulher. Minha esposa, se não me engano, está em seu quinto, porque ela pensou em pegar as malas mais vezes do que eu.
O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher.
O segredo, no fundo, é renovar o casamento, e não procurar um casamento novo.
Isso exige alguns cuidados e preocupações que são esquecidos no dia-a-dia do casal.
De tempos em tempos, é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, voltar a se vender, seduzir e ser seduzido.
Há quanto tempo vocês não saem para dançar? Há quanto tempo você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se seu par fosse um pretendente em potencial?
Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel, sem os filhos eternamente brigando para ter sua irrestrita atenção?
Sem falar nos inúmeros quilos que se acrescentaram a você, depois do casamento. Mulher e marido que se separam perdem 10 quilos num único mês, por que vocês não podem conseguir o mesmo?
Faça de conta que você esta de caso novo. Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a freqüentar lugares desconhecidos, mudaria de casa ou de apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo e a maquiagem. Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe do seu cônjuge.
Vamos ser honestos: ninguém aguenta a mesma mulher ou marido por trinta anos, com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, com as mesmas piadas.
Muitas vezes não é a sua esposa que esta ficando velha e mofada, são os amigos dela (e talvez os seus), são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração.
Se você divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação. Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo bairro, um novo círculo de amigos.
Não é preciso um divórcio litigioso para ter tudo isso. Basta mudar de lugares e interesses e não se deixar acomodar.
Isso obviamente custa caro, e muitas uniões se esfalecem porque o casal se recusa a pagar esses pequenos custos necessários para renovar um casamento.
Mas, se você se separar sua nova esposa vai querer novos filhos, novos móveis, novas roupas, e você ainda terá a pensão dos filhos de uma união anterior.
Não existe essa tal ëstabilidade do casamento", nem ela deveria ser almejada. O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro e seus amigos.
A melhor estratégia para salvar um casamento não é manter uma "relação estável", mas saber mudar junto. Todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no início do casamento. Você faz isso constantemente no trabalho, por que não fazer na própria família? É o que seus filhos fazem desde que vieram ao mundo.
Portanto, descubra o novo homem ou a nova mulher que vive a seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo e interessante par. Tenho certeza de que seus filhos o respeitarão pela decisão de se manterem juntos e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos apesar das desavenças.
Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão; por isso, de vez em quando é necessário casar-se de novo, mas tente fazê-lo sempre com o mesmo par





- Os 10 mandamentos do sucesso-



1- Não espere o momento favorável. Crie-o.

2 - A questão vital é saber para o que você é apto.

3 - Concentre toda sua energia numa só finalidade.

4 - Respeite a si próprio e tenha confiança no seu valor.

5 - O trabalho é o caminho seguro para o bem-estar físico e moral.

6 - Apresente-se sempre bem. Nada mais difícil do que desfazer uma má impressão.

7 - Faça da melhor maneira possível tudo que tiver de fazer. Mais vale uma coisa bem feita do que 20 mal feitas.

8 - Amanhã é o filho de hoje. Prepare hoje o que quiser gozar amanhã.

9 - Sirvam-lhe de lições os seus erros.

10 - Seja tenaz. Nada se consegue sem tenacidade e coragem.



- Os doze mandamentos da prosperidade-



1 - Pense constantemente em melhorar suas condições físicas, morais e espirituais.

2 - Reconheça que há dentro de todos nós uma fonte de poder da qual podemos tirar tudo que necessitamos.

3 - Observe cuidadosamente o que pensa, o que diz, o que faz para não ferir nem prejudicar alguém.

4 - Seja otimista, alegre, jovial, deixando transparecer em seu semblante paz e serenidade.

5 - Procure cumprir suas obrigações com amor e alegria.

6 - Esqueça por completo as cenas tristes do passado; os erros, as mágoas, as ofensas que alguém lhe fez.

7 - Retribua a confiança que alguém lhe deposita, cumprindo seus compromissos, seus deveres sociais.

8 - Coloque em sua mente a idéia de que você é uma criatura humana; que faz parte da vida do Universo, que veio ao mundo para aprender, amar e servir.

9 - Descontraia-se, alegre-se, divirta-se nas horas de folga...A diversão sadia faz bem ao corpo e à alma.

10 - Aumente seu otimismo, alimentando pensamentos positivos, de harmonia, amor, confiança, saúde, sucesso.

11 - De vez em quando, é bom fazer um auto-exame, a fim de melhorar sua personalidade, suas aptidões e sua capacidade de realização.

12 - E procedendo desta maneira, você irá vencendo seus problemas e melhorando suas condições de vida.




- Serenidade-



Quando não conseguimos encontrar tranqüilidade dentro de nós mesmos, de nada serve procurá-la noutro lugar.
(Autor desconhecido)

Se fores paciente num momento de ira, escaparás a cem dias de tristeza.
(Provérbio chinês)

Serenidade. - Por que te zangas, se zangando-te ofendes a Deus, incomodas os outros, passas tu mesmo um mau bocado... e por fim tens de te acalmar?
(Josemaría Escrivá)

Qualquer um pode zangar-se, pois isso é muito simples. Mas zangar-se com a pessoa adequada, no grau exato, no momento oportuno, com o propósito justo e de modo correto, isso, não é tão fácil como isso.
(Aristóteles - Ética a Nicómaco)

Nada mais tão útil ao homem como a resolução de não ter pressa.
(H. Thoreau)

Os anos ensinam muitas coisas que os dias desconhecem.
(Autor desconhecido)

Só posso fazer uma coisa de cada vez, mas posso evitar fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
(Ashleigh Brilliant)

Não há razão para termos medo das sombras. Apenas indicam que em algum lugar próximo brilha a luz.
(Ruth Renkel)

Não repreendas quando sentes a indignação pela falta cometida. - Espera pelo dia seguinte, ou mais tempo ainda. - E depois, tranqüilo e com a intenção purificada, não deixes de repreender.
- Conseguirás mais com uma palavra afetuosa, do que ralhando três horas. - Modera o teu gênio.
(Josemaría Escrivá)

O pessimista queixa-se do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.
(Willian George Ward)

- Liberdade-



A vida humana é um mecanismo de escolha, preferência e adiamento. Qualquer escolha é também uma exclusão.
(Julián Marías)

Quem, em nome da liberdade, renuncia a ser aquilo que devia ser, já se matou em vida: é um suicida de pé. A sua existência consistirá numa perpétua fuga da única realidade que era possível.
(José Ortega y Gasset)

Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem o ser.
(Goethe)

Não é livre quem não tenha obtido domínio sobre si mesmo.
(Demófilo)

A liberdade, ao fim e ao cabo, não é senão a capacidade de viver com as consequências das próprias decisões.
(James Mullen)

Se não és senhor de ti mesmo, ainda que sejas poderoso, dá-me pena e riso o teu poderio.
(Josemaría Escrivá)

Prefiro morrer de pé a viver sempre ajoelhado.
(Ernesto "Che" Guevara)

Os nossos desejos são como crianças pequenas: quanto mais lhes cedemos, mais exigentes se tornam.
(Provérbio Chinês)

Toda a geração ridiculariza a moda antiga, mas segue religiosamente a nova...
(Thoreau)

Os maiores inimigos da liberdade não são aqueles que a oprimem, mas sim aqueles que a sujam.
(Vincenzo Giobertí, filósofo e estadista italiano)

Somos escravos das leis para podermos ser livres.
(Marco Túlio Cícero)

Não nos tornamos livres por nos negarmos a aceitar algo superior a nós, mas por aceitarmos aquilo que está realmente por cima de nós.
(Goethe)

Os piores escravos são aqueles que servem constantemente as suas paixões.
(Diógenes)

O segredo da felicidade é amar o dever e fazer dele um prazer.
(C. Dash)

Escolher é sacrificar. Que importa sacrificar algo grande em troca de algo ainda maior?
(Autor desconhecido)

Liberdade significa responsabilidade, É por isso que tanta gente tem medo dela.
(George Bernard Shaw)

Há homens que lutam um dia e são bons; Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis.
(Bertold Brecht)

Não devemos ser escravos de um padrão, de uma época, de um costume. Aprendendo a pensar por nós mesmos, experimentamos a liberdade.
(Luiz Márcio M. Martins)

Parecemos tão livres - e estamos tão encadeados...
( Robert Browning)

Toda a geração ridiculariza a moda antiga, mas segue religiosamente a nova...
(Thoreau)

A verdadeira liberdade consiste somente em fazer o que devemos, sem sermos constrangidos a fazer o que não devemos.
(Jonathan Edwards)

A verdadeira liberdade é um acto puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão.
(Massimo Bontempelli)

Deixe o cavalo solto... se voltar ele é seu, se não voltar, nunca foi seu.
(Autor desconhecido)

O escravo tem um só senhor; o homem ambicioso tem tantos quantas as pessoas que possam contribuir para o incremento da sua fortuna.
(Jean de la Bruyére)

Uma grande fortuna é uma grande servidão.
(Séneca)

Sou escravo do dever por amor à liberdade.
(Cícero)

Não são livres todos aqueles que fogem das suas cadeias.
(Gotthold Ephraim)

Quem tem muitos vícios tem muitos amos.
(Plutarco)

O primeiro passo para conseguirmos o que queremos na vida é decidirmos o que queremos.
(Ben Stein)

Não há excesso de liberdade se aqueles que são livres são responsáveis. O problema é liberdade sem responsabilidade.
(Milton Friedman)

Não devemos acreditar na maioria que diz que apenas as pessoas livres podem ser educadas, mas sim acreditar nos filósofos que dizem que só as pessoas educadas são livres

(Epictetus)



- Você sabe dizer não?-


Algumas pessoas têm dificuldade em dizer não. Por receio de parecerem egoístas ou de serem rejeitadas, elas seguem deixando-se sobrecarregar por se sentirem incapazes de dar um bom motivo para sua recusa. Aprender a dizer não, entretanto, é essencial para o nosso bem estar. Muitas vezes, ao dizer não para alguém, estamos dizendo sim para nós mesmos e, dessa forma, evitando um estresse emocional em nossas vidas. Ser uma pessoa prestativa e disponível para fazer um favor a alguém é algo inteiramente diferente de se deixar explorar. E há pessoas que sabem ser excessivamente insistentes.

O sim e o não são conceitos interligados e permanentes em nossa vida. Um depende do outro, um ajuda ou prejudica o outro e, por sua vez, ambos estão relacionados com os temas negociação e administração do tempo. Para efeito de simples exercício mental tente responder, o mais rápido possível, as três questões a seguir:

·O que pode ser feito ou já ocorreu antes do contato com meu interlocutor e que pode tornar o não mais fácil de ser aceito por ele e/ou ajudar na obtenção de um sim.
·Qual foi o não ouvido por mim, que aceitei com mais facilidade, que me causou menos trauma, que não prejudicou meu relacionamento com a outra parte (e até me aproximou mais dela).
·Qual foi o sim mais importante que consegui, que métodos/cuidados usei? Como e por que ele foi conseguido?

Em muitas situações, há quem prefira dizer sim apenas por medo de que, se não fizerem o que é pedido, deixarão de ser amadas. Com certeza um firme, mas delicado não logo de início, dá chance para que a pessoa encontre outra alternativa e será melhor para todos já que evita constrangimentos e estresse de ambas as partes. Todos nós desejamos ser queridos e apreciados e não queremos parecer ineficientes.

Ao invés de calar e sucumbir à pressão do outro podemos, ao dizer um não, contribuir para que esta pessoa tome consciência da dimensão de suas exigências, perceber o tempo e o esforço que seu pedido exige e aprender a respeitar as prioridades alheias.

Por que é tão difícil dizer não?

Uma das principais razões, talvez até a mais importante é a baixa auto-estima.Muitos de nós fomos educados na convicção de que a modéstia é uma virtude. Mas você tem direito de se orgulhar das coisas que conseguiu e da pessoa que se tornou. Adquirindo o hábito de recordar-se destes êxitos estará mais fortalecido diante de quem quiser menosprezá-lo.

Faça uma lista das coisas que fez e das quais se orgulha. Todos temos alguns talentos e capacidades, nem que seja saber fazer um bolo delicioso ou ter vencido o medo de viajar de avião. A idéia da lista não é torná-lo um vaidoso ou um convencido e, sim, melhorar a opinião que tem a seu próprio respeito. Evidentemente que, se sua autoconfiança está devidamente alimentada, a probabilidade de se deparar com qualquer situação e poder dizer um não com segurança é muito maior.

Culpa, outra razão

A culpa é uma das mais destrutivas emoções. Há sentimento de culpa tanto pelo que se fez como por algo que se deixou de fazer. A sensação é desagradável e, talvez por isso, quando nos pedem algo que não queremos fazer, hesitamos em recusar com medo de depois nos sentirmos culpados.

Você pode analisar o que o faz se sentir culpado. Claro que cometemos erros no passado. Qualquer um de nós pode olhar para trás e lembrar de algo que não gostaria de ter feito, palavras que não gostaria de ter dito. Mas só vale a pena olhar para os erros do passado se eles servirem como aprendizado. Olhar para trás para reviver as angústias e continuar a se sentir culpado não vale a pena. Use estas experiências para entender o mecanismo da culpa em sua vida e assim terá condições de não se deixar pressionar na hora em que precisar dizer não.

Necessidade de ser apreciado

De uma coisa podemos estar certos: mesmo que seja perfeito, nem todo mundo gostará de você. Concordar com tudo que lhe pedem para que todos gostem de você é tarefa fadada ao fracasso. Se você não se gosta, não se valoriza, ninguém o fará e, muito menos, porque você faz tudo o que lhe pedem. Logo algumas pessoas perceberão que a única razão pela qual você faz tudo que lhe pedem é o seu anseio desesperado de ser apreciado e vão tirar cada vez mais proveito disso. Dizer não quando é isso que quer dizer é seu direito.

Dizer não cria certeza nas relações, seu interlocutor pode não gostar, mas respeitará você porque o não (tal como o sim) é parte da vida.

Passo a Passo para dizer “NÃO”

1.Conclua se o pedido é ou não razoável e se quer aceitá-lo ou recusá-lo
2.Se tiver dificuldade em decidir é porque, provavelmente, quer recusá-lo.
3.Se achar que precisa de mais pormenores, peça-os.
4.Se chegar à conclusão de que quer dizer não, diga não.
5.Seja breve, dando uma explicação, mas não uma série de justificativas. Há muitas maneiras de dizer não, mas a única que permite fazê-lo sem perder o amor-próprio é ser direto. Muitas vezes, as pessoas acabam por arranjar desculpas - que com freqüência são mentiras - para evitar fazer uma coisa que preferem não fazer.
6.Não se desculpe. Se começar por dizer "lamento muito, mas..." estará dando margem para que a outra pessoa possa tentar manipulá-lo, jogar com seus sentimentos de culpa.

Enfim, dizer não no momento certo é respeitar a si mesmo e também ao outro. Além disso, dizer não é ter pleno conhecimento de seus limites e também de sua capacidade. Enfim, dizer não pode ser difícil, mas muitas vezes necessário. É um aprendizado.

Experimente. Você pode fazer um bem a si mesmo. Pode ser o começo de uma viagem de auto-descoberta.






 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal